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Modalidades

NATAO



A natao um dos esportes mais completos e mais acessveis a todo o gnero de pessoas: bebs, grvidas e idosos podem tirar vantagem desta modalidade desportiva de reduzido impacto para a estrutura ssea. Normalmente, existem programas de trabalho dirigidos a diferentes faixas etrias, condies dos candidatos e grau de habilidade (principiante, intermdio ou avanado). Este pode ser encarado como um desporto de competio, uma modalidade associada a alguns tipos de terapia ou apenas como uma forma de aplacar as tenses dirias. uma tima opo para vencer o sedentarismo.


A gua, matria-prima da natao, detm caractersticas relaxantes sendo desprovida de efeitos agressivos. Assim, quaisquer que sejam as circunstncias, idade, sexo ou profisso, salvo em situaes de desaconselhamento mdico, toda a gente pode e deve praticar natao, pois esta, apresenta grandes benefcios para a sade.


A natao diminui os riscos de incidncia de doenas cardiovasculares. De fato, as braadas vo tornando o corao mais forte, favorecendo a formao de msculo, ao mesmo tempo que eliminam a gordura em torno deste rgo vital, de modo que este adquire a capacidade de bombear mais sangue para todo o corpo. Paralelamente, esta atividade fsica reduz a frequncia cardaca e estimula a circulao sangunea.


A natao tambm fortalece os msculos da parede torcica, o que permite a elasticidade dos pulmes e que os torna capazes de absorver uma maior quantidade de oxignio.  Isto faz com que se experimente uma melhoria significativa no processo respiratrio.


A natao um dos grandes aliados no combate ao stress, pois a enorme concentrao necessria para conciliar respirao e movimentos leva a uma sublimao das tenses e a um distanciamento dos problemas do cotidiano.


Aos portadores de deficincias, a natao proporciona ampliao do potencial do seu organismo como um todo, a par de uma melhoria da autoimagem e de uma maior insero social. A vertente emocional relevante neste grupo de alunos, uma vez que lhes faculta o abandono temporrio do seu mecanismo de locomoo (cadeira de rodas, aparelhos ortopdicos, dentre outros), concedendo-lhes desfrutar de independncia, fomentadora da autoestima. Adicionalmente, a prtica da natao, para eles, muito gratificante porque nem toda a gente sabe nadar.


A natao para bebs


No que diz respeito aos bebs, os especialistas sustentam que a natao concorre para o desenvolvimento de um sistema respiratrio mais resistente a doenas e alergias, e da musculatura esqueltica, nomeadamente ao nvel da coluna vertebral, que apoia o corpo. Por outro lado, auxilia o desenvolvimento neuro-motor, psicossocial (relacionamento e contacto com outras pessoas), cognitivo (msicas, brincadeiras e vocabulrio novo) e cardio respiratrio. Leva a um incremento do apetite e induz um sono mais tranquilo por causa do cansao fsico.


Tem a virtude de acalmar os bebs hiperativos e de instigar o hipo ativo. Trabalha noes de espao e de tempo, industriando psicolgica e neurologicamente a criana para o auto-salvamento. Consolida a relao entre pais e filhos e trabalha o equilbrio fsico e mental. Alis, um dos principais momentos da natao com bebs a exercitao incessante que se faz com os pais. Trata-se da inteligncia emocional que, por meio de aes particulares, conduz a uma aproximao entre os prprios bebs, os pais e os professores. 


http://www.ruadireita.com/desporto/info/os-beneficios-da-natacao/#axzz2HdPviPFz

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